Os implantes são pequenos “parafusos” de titânio, usados para substituir a raiz de dentes perdidos em decorrência de cáries, doenças periodontais (problemas gengivais), entre outros fatores. Eles são posicionados no osso abaixo da gengiva, substituindo a raiz perdida dos dentes naturais, para promover dentes fixos novamente.
Os implantes oferecem suporte às próteses dentárias fixas; seja de um único dente ou de toda a arcada dentária, ao depender da necessidade do paciente.
Eles não são uma solução apenas estética, os implantes dentários devolvem função ao mastigar, morder, falar e oferecem mais qualidade de vida.
Quem pode receber os implantes?
Pessoas que perderam a raiz do dente, ou já estão com a raiz comprometida, porém com boas condições a nível de saúde bucal.
Não é recomendado para:
- Pacientes com inadequado hábito de higiene bucal;
- Pacientes com problemas de saúde que possam comprometer o ato cirúrgico;
- Crianças em idade de crescimento;
- Adultos portadores de doenças ósseas;
- Pacientes dependentes de álcool ou de drogas.
Quanto tempo dura o tratamento com implantes?
O tratamento completo dos implantes varia de acordo com a necessidade do paciente. Por exemplo, casos em que é necessário procedimento de ganho de osso, conhecido como enxerto ósseo, levam mais tempo, pois são necessárias mais etapas no processo.
O tratamento completo na grande maioria das vezes envolve duas etapas: a etapa cirúrgica, quando são instalados os implantes, podendo ser instalado o provisório imediatamente após a cirurgia, e a etapa protética, quando é elaborada e instalada a coroa protética definitiva. O tempo de espera entre uma etapa e outra pode ser de até 4 a 6 meses.
Quando conseguimos constatar através dos exames que o paciente está apto a receber os implantes e passar pela cirurgia, conseguimos executar todo o tratamento em até 4 dias, que é o que chamamos de “Carga Imediata”.
Carga imediata
A sequência clássica de um tratamento com implante seria de 3 a 6 meses entre a etapa de colocação do implante e a instalação da prótese. Atualmente, esse tempo pode ser reduzido para alguns dias ou até horas dependendo de vários fatores como: região que receberá os implantes, o número de implantes, qualidade do osso, travamento dos implantes no osso, entre outros.
Enxerto ósseo
Muitas pessoas têm receio do enxerto ósseo, pois acreditam ser necessário extrair esse osso de outra parte da boca, mas com o avanço da tecnologia na área da odontologia, hoje em dia conseguimos aplicar técnicas de ganho de osso bem menos invasivas, que promovem uma recuperação mais rápida, livre de dor ou incômodos.
Uma das técnicas mais recentes e atualizadas é a PRF que aumenta significativamente a velocidade da reparação dos enxertos ósseos e tecidos moles.
Quais os exames necessários para a cirurgia de implantes?
Normalmente, solicitamos exames de imagem, como por exemplo tomografias computadorizadas; e exames complementares de sangue, para que possamos analisar o estado de saúde geral do paciente.
Quanto tempo dura um implante em boca?
Os implantes, assim como os dentes, não tem indicação de troca ou retirada, caso não apresente nenhum problema.
Porém, assim como todo tratamento odontológico, é importante que seja feito manutenções periódicas, a cada 6 meses pelo menos. São essas manutenções que garantirão a segurança e saúde do paciente com seus implantes.
Tipos de implantes dentários
1. Implante unitário simples
O implante unitário é indicado para casos onde foi perdido um único dente, ou alguns em diferentes pontos da boca.
2. Implante duplo
O implante duplo é feito quando o paciente perde três dentes consecutivos. Nesses casos, são analisadas as condições do osso para que apenas dois implantes substituam os três dentes perdidos. Os dois implantes instalados receberão uma “ponte fixa” com as duas coroas das extremidades apoiando a coroa do meio.
3. Implante com prótese protocolo
Indicado para quem perdeu todos os dentes de uma arcada. A prótese protocolo é fixada sobre alguns implantes (a quantidade depende da necessidade do paciente) devolvendo toda a função e estética perdida.
4. Implante com prótese overdenture
Indicado para quem perdeu todos os dentes de uma arcada porém, diferentemente da Prótese protocolo, essa prótese será apoiada nos implantes e o paciente conseguirá removê-la para realizar a higienização.
Como é o pós-operatório?
Ao contrário do que muitos pensam, o pós-operatório dos implantes é bem tranquilo. Com as novas tecnologias e técnicas desenvolvidas na odontologia, hoje nós conseguimos proporcionar um pós-operatório indolor, na maioria das vezes sem hematomas e com a tranquilidade que o paciente que acaba de ganhar um lindo sorriso merece.