Lentes de Contato Dental: a nova queridinha

Odontologia integrada: você sabe o que é ?
15 de Fevereiro de 2018
O que é Aparelho Ortodôntico Invisível?
16 de Março de 2018

A nova tendência é a lente de contato dental que está se tornando a queridinha do momento entre anônimos e famosos. Mas você sabe quais os cuidados necessários?  Mantenha o sorriso sempre bonito após a colocação das lentes Confere as dicas!

O objetivo das lentes é dar um novo formato aos dentes, melhorando a aparência do sorriso. Mas sua funcionalidade vai além da mudança estética, as lentes também podem ser usadas para corrigir a coloração dos dentes  e correção do formato. Tudo isso é possível, pois a lente é pensada individualmente para atender as necessidades de cada paciente.

As lentes de contato funcionam como uma camada que reveste os dentes através de um material de porcelana. Com elas é possível corrigir algumas imperfeições, como o formato do dentes, aumentando-os ou diminuindo-os. Além da cor, elimina o aspecto amarelado causado por diversos fatores, tudo para deixar seu sorriso muito mais harmonioso.

Antes da aplicação, é necessário a realização de exames e tratamentos nos dentes que possam esta danificados e prejudicar a colocação das lentes. O que nos leva a pensar: será que existe alguma restrição? Sim, há casos em que as lentes de contato não são indicadas:

– Quando há uma  grande perda na estrutura natural dos dentes;

– Presença de fraturas;

– Grande volume de cáries;

-Em casos de  bruxismo não tratado.

Atualmente, existem dois tipos de materiais utilizados para a colocação das lentes de contato: resina e porcelana. As lentes de resina são moldadas no próprio dente do paciente, podendo ser feita no próprio consultório pelo dentista.

As lentes de contato de porcelana são as mais usadas. Isso se deve por serem mais resistentes tanto quanto à pigmentação quanto a textura, dando um aspecto mais natural ao sorriso. Possuem também a vantagem de ter um brilho muito semelhante ao esmalte natural do dente. No caso da porcelana, o molde é feito em laboratório, para que tudo saia o mais próximo ao real, além de possuir uma durabilidade muito maior, se comparada à lente de resina.

O resultado é bastante duradouro e a cor não costuma desbotar. Porém devem ser tomados alguns cuidados após a aplicação para que a não haja nenhum desconforto ou insatisfação. A higienização bucal deve ser mantida com o mesmo rigor de sempre, assim como a ida ao dentista para consultas periódicas. A manutenção das lentes é feita em consultório médico a cada seis meses, apenas para efeito de controle e durabilidade dos resultados.

Tire mais dúvidas:

  • Como é feita a manutenção das lentes de contato?

A manutenção é feita no próprio consultório, a cada 6 meses e, como a porcelana tem propriedades muito parecidas com o esmalte do dente, não é necessário evitar o consumo de determinados alimentos ou bebidas.

  • Tem alguma contra-indicação?

Pacientes com hábitos como roer as unhas, bruxismo ou morder objetos, deverá ter um cuidado especial e se possível, suspender o hábito.

  • As lentes de contato mudam de cor com o tempo?

Não. A porcelana, por não ser um material poroso, não absorve os pigmentos da alimentação.

  • Precisa de anestesia para ser realizado o tratamento com as lentes de contato?

Na grande maioria das vezes, como não precisa desgastar os dentes, não é necessário a anestesia.

  • Existe uma idade ideal para a aplicação das lentes de contato dental?

Não há uma idade mínima ou máxima para a colocação das lentes. A aplicação pode ser feita ainda na fase da adolescência. O que irá determinar a fase ideal para o uso das lentes será a formação da estrutura dentária, que deve estar completamente formada e bom estado. Além da responsabilidade e os cuidados tomados para a manutenção das lentes.

Investir no seu sorriso é investir na sua autoestima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *