LENTES DE CONTATO DENTAIS

 

As lentes de contato dentais são facetas finas de porcelana que permitem a solução de diversos problemas estéticos como manchas e descoloração. Além disso, elas podem fechar espaços entre os dentes, melhorando o sorriso sem o uso de aparelho ortodôntico.
A Clínica Dra. Roseane Dias disponibiliza essa tecnologia vislumbrando o seu bem-estar e investe em odontologia estética para levar o que há de melhor e mais moderno aos seus pacientes.

 
 

Perguntas e Respostas

Lentes de Contato Dentais

O que são as lentes de contato dentais?

São lâminas finas de porcelana que serão aplicadas na superfície externa dos dentes.

Qual a função das lentes de contato dentais?

As lentes de contato são usadas para corrigir irregularidades de forma e cor dos dentes, podendo, muitas vezes ser executadas sem desgaste.

Qual a indicação das lentes de contato dentais?

Normalmente, dentes escuros, dentes com extensas restaurações de resina composta, dentes desgastados e irregulares, dentes mal posicionados.

Quais as vantagens das lentes de contato dentais com relação as facetas, que eram usadas antigamente?

A maior vantagem das Lentes de Contato com relação às facetas é o fato de não precisar desgastar os dentes, pois a lente são extremamente finas tendo entre 0,2 mm e 0,4 mm de espessura, enquanto as facetas normais têm pelo menos 1 mm.

Como são feitas as lentes?

Primeiramente realiza-se um planejamento através de fotografias do paciente e modelos. Quando o paciente finaliza a primeira consulta, inicia-se um trabalho complexo de preparação do diagnóstico sobre o caso, simulando no computador (programas específicos) o novo sorriso e isso será, PROVISORIAMENTE, transferido para a boca do paciente. Este procedimento é chamado de MOCK-UP. A partir daí, avaliamos, juntamente com o paciente, as modificações necessárias e iniciamos a execução das lentes de contato que, normalmente estará finalizada com duas a três consultas.

Precisa de anestesia para ser realizado o tratamento com as lentes de contato?

Na grande maioria das vezes, como não precisa desgastar os dentes, não é necessário a anestesia.

Como é feita a manutenção das lentes de contato?

A manutenção é feita no próprio consultório, a cada 6 meses e, como a porcelana tem propriedades muito parecidas com o esmalte do dente, não é necessário evitar o consumo de determinados alimentos ou bebidas.

Tem alguma contra-indicação?

Pacientes com hábitos como roer as unhas, bruxismo ou morder objetos, deverá ter um cuidado especial e se possível, suspender o hábito.

As lentes de contato mudam de cor com o tempo?

Não. A porcelana, por não ser um material poroso, não absorve os pigmentos da alimentação.