IMPLANTODONTIA

 

A evolução tecnológica dos implantes e materiais de enxertia garantem, atualmente resultados estéticos mais rápidos e previsíveis. Cirurgias minimamente invasivas, realizadas na Clínica Roseane Dias asseguram um pós-operatório mais indolor e com um processo de cicatrização mais rápido.

 
 

Perguntas e Respostas

Implantes Dentais

O que são os implantes dentais?

Implantes dentários são “raízes artificiais”, que podem ser instaladas na estrutura óssea da boca com o objetivo de substituir uma ou mais raízes dentais perdidas. Um implante não é um dente artificial completo, mas sim, a substituição da raiz. Sobre ele, ou eles, deverá ser construída uma prótese dental (unitária ou múltipla) retida e suportada pelos implantes.

Quanto tempo dura o tratamento com implantes?

O tratamento completo na grande maioria das vezes envolve duas etapas: a etapa cirúrgica, quando são instalados os implantes, podendo ser instalado o provisório imediatamente após a cirurgia, e a etapa protética, quando é elaborada e instalada a coroa protética definitiva. O tempo de espera entre uma etapa e outra pode ser de até 4 a 6 meses.

O que é a carga imediata?

A sequência clássica de um tratamento com implante seria de 3 a 6 meses entre a etapa de colocação do implante e a instalação da prótese. Atualmente, esse tempo pode ser reduzido para alguns dias ou até horas dependendo de vários fatores como: região que receberá os implantes, o número de implantes, qualidade do osso, travamento dos implantes no osso, entre outros. Quando instalamos a prótese após 24-48horas da cirurgia, chama-se esse procedimento de CARGA IMEDIATA.

Onde são realizadas as cirurgias para colocação dos implantes?

Na grande maioria das vezes é feito em ambiente ambulatorial, ou seja no próprio consultório odontológico. Entretanto, dependendo da condição de saúde geral do paciente e da extensão da intervenção cirúrgica, poderá ser indicado o ambiente hospitalar.

O que é preciso para colocar um implante dental?

Boas condições de saúde geral e bucal, espaço suficiente entre os dentes e osso com boa altura e espessura.

E se o osso estiver fino, ou muito baixo, não dá pra colocar implante?

Nestes casos são necessárias reconstruções do osso perdido por meio de enxertos ósseos ou outras cirurgias complementares.

Qual anestesia é realizada nas cirurgias para instalação dos implantes?

Quando é feita no consultório odontológico, a anestesia é local, a mesma utilizada para uma extração dentária ou restauração.

Problemas crônicos como a diabetes ou hipertensão contra-indicam os implantes?

O paciente que apresenta as devidas taxas controladas, poderá ser tratado como um paciente normal.

Qual a idade que o paciente pode fazer implantes?

A partir do momento em que é estabilizado o crescimento do indivíduo na adolescência, não havendo limite de idade máxima para a realização de tal procedimento.

Quem não pode colocar implantes?

• Pacientes com inadequado hábito de higiene bucal.
• Pacientes com problemas de saúde que possam comprometer o ato cirúrgico.
• Crianças em idade de crescimento.
• Adultos portadores de doenças ósseas.
• Pacientes dependentes de álcool ou de drogas.

Pode ocorrer rejeição do implante?

Não. Os implantes são feitos de titânio, ou seja, um material totalmente biocompatível. O fenômeno da rejeição é uma auto defesa do organismo contra um corpo estranho e pode ocorrer, por exemplo nos casos de transplantes.

Qual a chance de um implante dar certo?

Estudos de longa duração demonstraram que certos tipos de implantes apresentam taxas de sucesso acima de 90% e taxas superiores a 97% de sucesso das próteses. Este índice de sucesso não vale igualmente para todas as regiões da boca.

Quanto tempo dura um implante? Qual sua vida útil?

Pode-se afirmar que em 95% dos casos, se os implantes não foram perdidos nos dois primeiros anos de uso, durarão por grande parte da vida do paciente, quando bem higienizados pelos pacientes.

Devo voltar ao dentista depois de colocar os dentes?

As manutenções devem ser realizadas de 6 em 6 meses, assim como devemos fazer com os dentes naturais.

Quanto tempo dura uma cirurgia para instalação dos implantes?

Normalmente, não passa de uma a duas horas, dependendo da quantidade de implante a ser instalado.

Quanto tempo vou ficar sem usar prótese?

No caso do desdentado total, o período restringe-se a 3 a 4 dias após a primeira cirurgia. O objetivo é sempre preservar o paciente com os dentes através das próteses provisorias.

Devo extrair um dente natural para colocar implante?

O dente natural sempre é a melhor opção. Porém, em certas situações em que os dentes naturais estão muito comprometidos, opta-se pelos implantes.

E se o implante falhar, qual o melhor procedimento?

Pode acontecer, especialmente em áreas de osso pouco denso e que permitam apenas implantes curtos. Normalmente, em áreas de maior risco de perda, o paciente deve ser convenientemente avisado, previamente à cirurgia.