DISFUNÇÃO DE ATM

 

É o funcionamento anormal da articulação temporomandibular, ligamentos da articulação, músculos da mastigação, ossos da maxilla e mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário. Quando existe a Disfunção de ATM, o paciente apresenta alguns sintomas que devem ser devidamente diagnósticados e tratados. Buscamos constantemente melhorias nos procedimentos realizados, orientados pela ética e responsabilidade profissional, proporcionando sempre uma melhor qualidade de vida ao nosso paciente.

 
 

Perguntas e Respostas

ATM (Articulação Temporomandibular)

O que é ATM?

A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação da mandíbula com o crânio.

O que é disfunção de ATM?

A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporomandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxila-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário.

Quais os sintomas da disfunção?

Quando existe a disfunção, o paciente apresenta sintomas, como dor de cabeça, dor de ouvido e/ou zumbidos, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca.

O que causa a disfunção de ATM?

A disfunção da ATM está relacionada a hábitos comuns, como o apertamento dentário e o bruxismo (ranger), morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, postura da cabeça (para a frente), prender o telefone com o queixo ou ainda apresentar fatores relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos.

Cabe ao Cirurgião Dentista especializado a grande responsabilidade para o correto controle das dores oro-faciais. Nossa experiência e a busca constante de melhorias nos serviços técnicos prestados, orientados pela ética e responsabilidade profissional, faz com que diferenciemos as dores que vêm das regiões orais e, portanto, elimine-as com procedimentos odontológicos. Aquelas que provêm de outras regiões necessitam de tratamento médico. Realizamos adequado e moderno tratamento da DTM (disfunção temporomandibular), sempre com o objetivo de proporcionar ao nosso paciente uma melhor qualidade de vida.