Sorria! É carnaval
30 de Janeiro de 2018

A sensibilidade dentária ocorre quando o esmalte protetor do dente se torna mais fino, ou mediante ocorrência de recessão da gengiva, expondo a superfície subjacente, a dentina. Isso reduz a proteção que o esmalte e a gengiva fornece ao dente e à raiz.

Como saber se tenho sensibilidade nos dentes?

Se a ingestão de alimentos e bebidas quentes, frias, doces, comidas muito ácidas ou a respiração no ar frio fazem com que seus dentes fiquem sensíveis ou doloridos, você pode ter sensibilidade nos dentes.

Dicas para prevenir a sensibilidade nos dentes

1.Boa escovação

A sensibilidade dos dentes raramente apresenta uma causa única que justifique a dor exagerada. Mas ela pode ser uma consequencia da retração gengival que decorre da inflamação gengival por higiene oral deficiente mais a abrasão devido à escovação com excesso de pressão das cerdas das escovas sobre os dentes.

2.Não exagere na pressão da escova sobre os dentes

Todos sabemos da importância da escovação para remover os restos de alimentos e a placa bacteriana. Mas atenção! Intensificar a pressão das cerdas da escova contra os dentes e gengivas não aumenta a eficiência da escovação. O que pode acontecer em decorrência desse hábito é o desgaste do esmalte e do cemento, as camadas que protegem a dentina – camada interna responsável pelos estímulos dolorosos.

3.Atenção para os problemas estomacais

Os pacientes que possuem refluxo gástrico precisam estar atentos. Os fluidos estomacais do refluxo gástricos são extremamente agressivos às superfícies dentárias, já que o pH desse fluido pode chegar a 1,5 ( em uma escala de alcalinidade que vai de 0 a 14, sendo que quanto mais próximo de 0 mais ácida é a substância ). O refluxo gástrico é a forma mais destrutiva das superfícies dentárias e deve ser tratada com um gastroenterologista.

Saiba [+]

A sensibilidade dentária pode ir e vir ao longo do tempo e estão relacionadas a doenças como o bruxismo, a cárie e a síndrome do dente trincado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *