CIRURGIA ORTOGNÁTICA

 

A associação da ortodontia com o a cirurgia ortognática tem por finalidade corrigir as deformidades maxilo-mandíbulares e permitir ao um bom equilíbrio entre as estruturas dentárias, osso de suporte e estruturas faciais vizinhas. A correção destas deformidades, ao mesmo tempo, previne uma série de problemas como lesões periodontais (doença gengival), lesões articulares (ATM), lesões musculares (disfunção mio-facial), vícios da fala e da deglutição.

 
 

Perguntas e Respostas

Cirurgia Ortognática

Por que a cirurgia ortognática é necessária?

Muitos pacientes com mordida errada podem ser tratados exclusivamente com orthodontia convencional. Porém, em alguns casos, os defeitos ósseos impedem a movimentação dos dentes para uma posição aceitável de mordida, sendo indicado a CIRURGIA ORTOGNÁTICA.

Pode existir também, a possibilidade de se conseguir uma movimentação dentária aceitável, porém não estável ao longo do tempo, acarretando perda de dentes e sérios problemas para a articulação têmporo-mandíbular (ATM).

Além disto, pacientes cirúrgicos que são submetidos ao tratamento não cirúrgico podem terminar com uma exagerada desarmonia facial.

Qual é a melhor idade para realização da cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática é normalmente realizada durante a adolescência. Contudo, ela poderá ser realizada em crianças portadoras de grandes deformidades ou em pacientes adultos, quando existe um comprometimento estético e funcional exagerado.

A cirurgia é realizada no consultório ou no hospital?

As cirurgias ortognáticas são realizadas em ambiente hospitalar sob anestesia geral.

Por quanto tempo deverei usar o aparelho ortodôntico antes da cirurgia?

A duração da fase ortodôntica pré-operatória varia muito. Depende, principalmente, do grau da deformidade presente.

O que acontece quando chega o momento da cirurgia?

Será realizado novas fotografias, radiografias e modelos de gesso para o preparo cirúrgico. Deverá ser realizado uma avaliação médica, exames laboratoriais e avaliação cardiológica.

Quanto tempo será necessário para voltar a comer normalmente?

Os procedimentos cirúrgicos envolvem uma situação de nova posição dos dentes. Esta situação é mantida até a cicatrização óssea, que ocorre entre 6 e 8 semanas.

Por quanto tempo continuará o tratamento ortodôntico após a cirurgia?

A continuação do tratamento dependerá do grau da deformidade, no entanto, como a cirurgia é realizada em uma fase planejada da ortodontia, normalmente este tempo é inferior ao que decorreu entre o início da ortodontia e a cirurgia.